terça-feira, 2 de agosto de 2011

CRONICA DO CAOS


CRONICA DO CAOS – VISÃO GERAL, UMA BREVE INTRODUÇÃO
PARTE I

Rose Marie Mendes de Lima

Há tempo quero escrever sobre futebol, não esse que acabei de assistir, desses comentários desconcertantes da “aldeia global”. Única que pode transmitir e nos obriga a ouvir uns comentários repletos de erros absurdos de português, concordâncias catastróficas e não bastando isso, repleto de MENSAGENS ALIENANTES. Há muito se sabe que a porcaria de PÃO E CIRCO não ta colando mais. Continuando – Desses, onde PROFISSIONAIS não fazem o que devem fazer – jogar bem e saber bater pênaltis, isso faz parte do PACOTE BÁSICO FUTEBOLISTICO. Ainda bem que meu pai e João Saldanha não assistiram a esse CAOS.

 Quero escrever sobre o dissabor de perceber que o esporte, que eu aprendi com meu pai sobre as regras e também a amar, que é lindo demais, é exemplo de trabalho em equipe, vem perdendo o brilho. Creio que toda estrela, seja ela qual grandeza for, tem brilho. E o FUTEBOL é ESTRELA DE GRANDEZA IMPAR.

Gente! Regras básicas:
  1. Jogar em equipe;
  2. Chutar para frente;
  3. não arrumar confusão;
  4. Ser humilde;
  5. Visão holística do jogo;

Saudade do GARRINJA, ZICO E JUNIOR... ELES SÃO OS CARAS.  Fiquei triste não pelo resultado, mas pelo FRED - ele para mim é CRAQUE, tem humildade...

 O que escreveria hoje João Saldanha? Sei lá, mas com certeza arremessaria um cinzeiro na TV, ele fez isso varias vezes...

O futebol passou a ser um investimento milionário, empresas agora são os antigos times do coração. E o jogador? Esse passa ser a MERCADORIA. E como tal muitas vezes fica estático nas PRATELEIRAS – PARA NÃO SEREM MACHUCADOS - Não precisa estudar. Está acima do bem e do mal, pode tudo. Pode até ser exemplo do que a sociedade sensata condena. Mas deixa pra lá, ele é um menino! E o técnico, também ganha uma pequena fortuna mensal, é rotulado como o melhor do Brasil por isso está lá na direção da Seleção... E ele, agradou ao povo, que queria esse time.

Aqui fora do futebol, na vida real, um menino que na rua desrespeita uma autoridade vai bater nas casas que retém menores infratores. Aqui na vida bem real o menino tem que estudar e muito pra ser alguém na vida. E trabalhar simultaneamente.

Vamos por este caminho, meninos são os representantes do FUTEBOL ARTE – fazer esta analogia hoje é muito perigoso, para não dizer que chega às raias da ILICITUDE – ganham fortunas, são bajulados, eles podem... Até mesmo o que não pensaram ainda.

Ora agora vejamos FUTEBOL é um esporte que pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres.

 E há pouco tempo emergiu o FUTEBOL FEMININO NO BRASIL. Venho acompanhado... E percebo meninas super talentosas, dedicadas que são tratados no BRASIL como aberrações. Por que aberrações? Há ainda muito espanto que se vê uma menina BONITA E INTELIGENTE dizendo que joga futebol. Há preconceito e MUITOS, há humilhações e desdém; falta de investimento. Os grandes times só investem nos meninos... Os nossos MENINOS - até quando –; quando há campeonatos, esses acontecem na esfera municipal e sem apoio. Super amador, as famílias que tornam MAETROCINADORAS E/OU PAITROCINADORES... Mas só quando há dinheiro para isso e geralmente NÃO HÁ.

O Brasil perdeu a COPA MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO, para mim, são elas grandes vencedoras. Não têm: preparador físico, alimentação adequada, tempo para treinos intensivos, departamento físico, salário digno. Jogam por amor a pátria. Elas sim são merecedoras do título: HERÓINAS.

 Acabo de desligar a TV e estou aqui diante do micro, conectada a Internet e li as seguintes manchetes após a derrota DOS MENINOS, NOS PENALTIS, NA COPA AMERICA – Perdemos e feio, muito feio. O jogo anunciava que seria decidido em pênaltis, pois com certeza os MENINOS SE ACHAM OS MELHORES... Assisti TUDO até o intervalo...

Vamos lá:
1.      O Brasil perdeu porque pênaltis é uma loteria, pode acertar ou errar, pra dizer isso melhor o silencio.
2.      Continuando, o Brasil jogou super bem, mas o gramado não ajudou. Oh céus ....
3.      Sim perdemos, é passado - isso a 2 segundos o final - agora estamos apenas focados na COPA ..

 É BRINCADEIRA?

A minha mente fica atormentada e em conflito: QUE INJUSTIÇA. Marta e Cia jogaram muito e não foram bajulada, ninguém arrumou desculpas. Está certo elas não precisam de desculpas esfarrapas, nem para BOI DORMIR. PRECISE MERECEM - RESPEITO, APOIO E INVESTIMENTOS.
Está mais do que na hora de:
-          Investir num apoio psicológico feroz aos meninos do futebol, eles não têm preparo para lidarem com as pressões normais do esporte;
-          Investir massiçamente no FUTEBOL FEMININO. Temos super CRACAS – feminino de craques – neologismo criado agora.

 Enfim, Marta manda muito mais e melhor que “esses meninos”. Marta, Cristiane, Daiane, e todas as demais. Parabéns!

 Fonte:http://marie.m.blog.uol.com.br/

Um comentário:

Rani disse...

Adorei seu texto. Estou esperando pela parte II.