Biografia da Professora





Professora Rose Marie ou como gosta de ser chamada Tia Rose, leciona do Ensino Fundamental à Pós-graduação.

Com muita criatividade leciona a disciplina de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Metodologia Científica. Todas as matérias têm seu devido grau de dificuldade, porém ela torna tudo mais fácil com suas explicações e apostilas.


Já criou diversos trabalhos escolares e acadêmicos para desenvolver o aprendizado do aluno de uma forma alternativa e mais concreta. 


Exemplo foi o Chá Literário que criou na escola Nacional São Mateus - ES (2000-2002) onde os alunos faziam exposição de poesia contida nas músicas escutavam. 


Os debates temáticos promovidos no pré-vestibular do Nacional São Mateus - ES em suas aulas de Redação (2000-2005) para o desenvolvimento do raciocínio lógico, coesão e coerência. 


A apresentação de vídeos feitos por grupos de alunos do Nacional São Mateus - ES (2000-2002), alguns musicais, outros teatros, outros como filme (amador), contando a história do livro que tinha lido, além do aprendizado da literatura trabalhava a criatividade e o desenvolvimento social do aluno. 


Evento de música no Nacional São Mateus - ES (2000-2002) que contava com os alunos que tocavam instrumentos e cantavam para fazer apresentações e sempre com o apoio e a interação dos pais dos alunos. Desta forma desenvolvendo uma interação de pai e filho na educação. 


Na escola pública onde os alunos não tinham renda suficiente para fazer trabalhos que além de tempo custava para eles caro, a professora Rose Marie desenvolveu trabalhos com Teatro que era apresentado para escola toda. E mecanismo de trabalhos com cartazes. Entre tantos outros projetos realizados no 1° e 2° grau das escolas que lecionou no Espírito Santo.



E quando o assunto é faculdade Rose Marie surpreende mais uma vez com projetos pedagógicos para desenvolver o aluno em várias percepções. Primeiro evento foi na faculdade IVC no curso de Administração onde fez a I Feira de Criatividade, onde os alunos tinham que vender coisas abstratas como FELICIDADE. Eu participei deste primeiro evento e vi que a professora conseguiu estimular a criatividade dos alunos em um grau elevado, foi surpreendente. E a cada semestre uma turma diferente tinha novos desafios e esse projeto foi crescendo a ponto de sair do auditório da Faculdade e ser realizado no Estágio Municipal de São Mateus- ES.


Já para o curso de Direito da Faculdade IVC elaborou o Júri Simulado para 1° turma em 2002 e hoje a professora está projeto do Júri Simulado nas instituições baianas que ela leciona. O Júri Simulado é desenvolvido com o processo que é o livro de literatura que ela indicar e o julgamento faz-se presente jurados (alunos) e um juiz (aluno). O objetivo deste trabalho é desenvolver a habilidade de escrita, argumentação e sustentação oral. E claro uma vez que o processo é um livro da literatura também desenvolve a “cultura” do aluno que muitas vezes chega ao curso achando que Direito é só LEI. 


E essa visão ampla da professora Rose Marie está tão certa que a própria OAB neste ano de 2013 implantará em suas provas a matéria de Filosofia do Direito, alegando que o advogado tem que saber pensar além da lei e ter mais raciocínio. A professora fica na torcida que entre para o exame da ordem a matéria de Língua Portuguesa, pois percebe que a dificuldade do aluno está numa falha básica: não saber escrever e interpretar o que está escrito. E para um “operador” do Direito isso é fundamental.


Ao longo de mais de 10 anos a professora também vem palestrando sobre educação, como escrever bons textos, entre outros temas. A palestra mais recente foi sobre ENADE, onde ela acalmou os ânimos nervosos, estimulou o lado positivo dos alunos e deu dicas de como fazer a prova.



Mesmo de férias a professora não pára de planejar as novidades para suas aulas. E essa é a diferença de quem faz o que ama, trabalha até de férias de uma maneira inconsciente, mas está ali sempre transbordando em estudar mais e criar algo melhor.


Esse texto foi escrito por Rani, ex- aluna de Rose Marie.

Teixeira de Freitas – BA, 09 de Janeiro de 2013.