domingo, 22 de janeiro de 2012

CRONICA DA DESINFORMAÇÃO CIBERNÉTICA REGIDA POR LEI – PARTE I

Estamos vivendo a Era da Convergência –  a TV o Computador e a Internet. Tudo em tempo real. Diversas possibilidades de conhecimentos. Está certo que algumas informações são inúteis, outras de extrema importância. Logo que se deletem as inúteis e se cultuem as úteis. Simples assim!

Com a tecnologia avançada em tempos de informações, denúncias, perplexidade. Quando tudo estava mais fácil. Quando tudo era uma questão de partir de algo que já tinha sido pesquisado e comprovado e partir dali para frente. Surge um retrocesso inadmissível. A proibição de informações. Agora tudo é crime! Agora não se pode ler o que outro já escreveu.

Voltamos à Idade das Pedras. Teremos que começar do nada, mesmo sabendo que já um avanço enorme em pesquisas. Tudo agora é considerado ilegal, pirataria... Maldito SOPA!

Agora em que uma parte significativa dos alunos, professores, escolas, universidades, enfim o mundo acadêmico já estava acostumado com as informações em tempo real, com downloads de Artigos Científicos, Livros Raros – diretamente de Bibliotecas Mundiais, obras de artes para ilustrar aulas. Resultados de Pesquisas Cientificas.

É lastimável que um político norte-americano – desinformado, desconectado, arcaico – escreva uma lei tão sem noção. E mais lastimável ainda é que o mundo fique passivo e inerte a tamanha desordem na nova ordem mundial.

Sigo indignada com a ausência de vários sites na rede. Será que não uma preocupação por parte dos poderosos, no que diz respeito à Economia Mundial. O mercado na web de diversos produtos está comprometido com essa lei.

Nasci na época em que tudo se resumia ir ao centro do Rio de Janeiro para ter acesso às novidades. Ou a São Paulo. O Brasil Moderno, Pós-Moderno se encontrava na ponte área Rio – São Paulo. Vi nascer a maquina elétrica, a TV a cores, o computador, a REDE. A tal REDE, primeiro a intranet (empresas)  e depois me vi “obrigada” a possuir um micro, aprender a “mexer” com ele e logo em seguida pagar provedor para ter acesso a INTERNET.

Morava no interior do Brasil, e moro até hoje. No começo, assim que mudei do Rio de Janeiro – capital, adquiria tudo que não tinha na cidade via NET. De livros a fogão. De CDs a Netbook. Sou consumidora da EWB. Fui acostumada a ser rata de computador, pesquisadora, baixar conhecimentos que jamais teria acesso não fosse a NET.

Hoje me sinto quase que órfã. Lesada. Punida por insanidade de um homem. Vamos lá o que vem a ser pirataria? Palavra derivada de pirata, corsário, marginal, ladrão. Mas o que há de pirataria quando você tem acesso ao que é PÚBLICO E PUBLICADO?

Por hoje paro por aqui. Vou refletir. Já há uma luz no fim do túnel: a votação do projeto de lei foi adiada, segundo UOL noticias – tecnologia,

“O Senado norte-americano adiou uma votação prevista para terça-feira (24) sobre o projeto de lei chamado Sopa (contra a pirataria na internet), em estudo no Congresso, devido às recentes medidas de protesto contra este projeto, informou nesta sexta-feira (20) o chefe da maioria democrata do Senado, Harry Reid.[...]

Um grande protesto foi realizado na quarta-feira (18), nos Estados Unidos, contra dois projetos de lei chamados Pipa (lei para proteger a propriedade intelectual) e Sopa (lei para impedir a pirataria online). A Wikipedia dos EUA ficou fora do ar durante 24 horas e o Google protestou em sua página inicial (apesar de continuar funcionando), como fizeram outras páginas. No Brasil, Maurício de Sousa também aderiu ao apagão tirando o site da Turma da Mônica do ar.[...]

O Google usa o lema “Acabe com a pirataria, não com a liberdade”. A empresa compara os projetos aos métodos de censura da China e afirma que, entre outras coisas, teria de deletar sites de seus resultados de busca. [...][1]


Pirataria é crime. Assim como OPRESSÃO, REPRESSÃO e FIM DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO também o é.
Texto de Rose Marie


Nenhum comentário: